Rancho Folclório da Alegria

Logo Rancho AlegriaO Rancho Folclórico da Alegria surgiu no ano de 1974, após a organização de um cortejo que tinha como objetivo angariar fundos para a compra da bancada da Igreja de Nossa Senhora do Fastio, a padroeira dos Enxames. Neste sentido, alguns dos jovens que participaram nesta iniciativa, bem como os seus antepassados decidiram criar um rancho folclórico tendo em vista a preservação da cultura popular da aldeia. É pois nestes moldes que surge o Rancho Folclórico da Alegria e que assim foi denominado devido ao entusiasmo que os seus fundadores demonstraram aquando da sua criação.

A sua primeira atuação realizou-se no recinto, onde fica situada a igreja de Nossa Senhora do Fastio. Após alguns interregnos desde 1993, altura que foi inaugurada a sede da Junta de Freguesia, que o Rancho Folclórico da Alegria mostra as suas danças e cantares por todos os sítios em que passa. Não só de Norte a Sul do país, mas também além-fronteiras, revelam um pouco das suas danças de roda, modas serradas e salteadas bem como o cântico religioso.

Os seus trajes são maioritariamente ligados ao trabalho do campo, dado que a freguesia dos Enxames é de índole rural, onde predomina o cultivo dos cereais mas também zonas hortícolas destinadas ao consumo próprio. Contudo, salienta-se ainda a existência de traje domingueiro, de casamento e de romaria. É desta forma que o Rancho Folclórico preserva e mostra as tradições e a cultura da sua freguesia, onde quer que vai.

Com cerca de 45 elementos, o Rancho Folclórico da Alegria realiza o seu festival de folclore anualmente, no segundo fim-de-semana de Julho, trazendo à memória dos mais antigos, mas também ao conhecimento dos mais jovens através dos seus trajes, das suas danças e dos seus cantares como se vivia noutros tempos.

Formulário de contacto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

Loading Facebook Comments ...