No meu quintal dos Enxames – Maio

Quintal.Enxames2

«Em Maio, come a velha a cereja ao borralho.»

     O mês de Maio é conotado com a época fértil para a lavoura, pois os dias são maiores e mais amenos. Este mês é destinado a cuidar e renovar as culturas que já se vêm plantando e semeando desde o mês de Fevereiro. Devido ao facto de se aproximar a época quente nesta temporada devem ser tomadas precauções, por isso, deve-se lavrar à volta das matas e também limpar o melhor possível para evitar incêndios. 

Na Horta:

    Os batatais devem ser regados e tratados com caldas para o escaravelho e para o amidio. Período propício para semear girassol e enxertar árvores de fruto como os damasqueiros e laranjeiras. Na fase do crescente da lua e em local definitivo, semear e plantar abóboras, agrião, feijão, melancia, melão, alface, beterraba, brócolos, nabo, pepino, cenoura, couves, espinafre, pimentos, rabanete, repolho, milho, quanto ao tomate deve-se plantar e tratar o já plantado com as caldas cúpricas (uma solução à base de sulfato de cobre, para pulverizar na folhagem de plantas atacadas pela “ferrugem”). Certas culturas como os espargos, ervilhas, favas e morangos estão aptas a colher. Relativamente às cerejas já se anuncia a época da colheita.

No Jardim:

    Época de semear cravos, manjericos, trepadeiras e ainda colher flores para semente.

Animais:

    Dever-se-á, também no crescente, castrar o gado, tosquiar as ovelhas, similarmente é a fase destinada à reprodução de cabras e coelhos. 

________________________________________________________________________________

BIBLIOGRAFIA: O Verdadeiro Almanaque; Borda D’Agua (2014); Editorial Minerva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

Loading Facebook Comments ...