Minhocas

JARDIM DE INFÂNCIA DE ENXAMES

Projeto “Comer bem dá saúde e faz crescer”

MINHOCAS

Durante estes dias do mês de fevereiro temos andado um pouco mais atentos aos nossos lanches, devido à participação no “Jogo da lancheira”, proposto pela nossa amiga Susana, que trabalha connosco neste projeto.

Quem será o vencedor? Ou vencedores? Quais serão os lanches mais saudáveis?

Vamos aguardar os resultados.

Mas toda esta atenção aos lanches não nos fez esquecer a atenção ao nosso compostor… Colocamos nele as cascas da fruta que comemos diariamente ao lanche e estamos atentos ao decorrer do processo de fabrico do composto, para o qual é fundamental a ajuda das minhocas. Vamos partilhar uma das experiências de apanha de minhocas.

Numa manhã quentinha de inverno fomos procurar minhocas.

Depois de algum tempo a procurar sem sucesso, foi junto à ribeira e com a ajuda das nossas pás, que encontrámos muitas minhocas (grandes, pequenas, grossas, finas, cor de rosa, castanhas, cinzentas) debaixo de terra húmida/molhada. Muito contentes com a recolha efetuada regressámos à nossa escola. Conversámos sobre tudo o que se passou e foi então que nos surgiu uma dúvida: Porque encontrámos minhocas perto de água? Será que estavam ali por acaso? Ou será que elas preferem ou necessitam de viver em locais húmidos?

Para descobrirmos a resposta, já de volta à escola, fizemos uma experiência:

Material:

– 1 caixa de cartão

– 1 folha de jornal

– água

– 2 minhocas

Colocámos a folha de jornal dentro da caixa e molhámos metade, deixando seca a outra metade . Colocámos de seguida as minhocas e aguardámos um pouco… o que será que aconteceu?

Deixamos o registo desta experiência, feito pelo João, no qual se pode ver o resultado!

De seguida fomos colocar as minhocas no compostor, juntámos alguma água e… esperamos que elas se sintam muito bem nesta sua nova morada.

Vamos estar atentos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

Loading Facebook Comments ...