Plantar&Colher nos Enxames – Poda

plantarcolherenxames

    A importância de se podar as plantas/árvores varia de espécie para espécie, assim poderá ser importantíssima para umas, enquanto que para outras, podem ser dispensáveis.

    Existem três tipos básicos de podas: formação, limpeza e de produção.

    A poda de formação é feita no início da vida da planta, quando esta atinge um certo tamanho e precise de sofrer uma correção no seu desenvolvimento.

    A poda de limpeza, tem como objetivo, eliminar galhos ou ramos mortos, secos, ou que apresentem má formação.

    A poda de produção, tem como objetivo fazer aumentar a produção e a produtividade de uma planta.1_Podas

    A poda permite modificar o vigor da planta, faz produzir mais e melhor fruta, mantém a planta com um porte conveniente, permite modificar a tendência da planta em produzir mais ramos vegetativos que frutíferos ou vice-versa, permite conduzir a planta a uma forma desejada, eliminando ramos supérfluos, inconvenientes, doentes e mortos, permite regular a alternância das safras, de modo a obter anualmente colheitas médias, com regularidade.

    No entanto, devem evitar-se as podas radicais (severas), apesar de por vezes serem necessárias. A poda mediana, na maioria do casos, será a mais aconselhável.

    Uma das árvores que mais necessita de poda é o pessegueiro. Podem ser feitas em verde, ou seja durante o ciclo v2_Podasegetativo, geralmente a seguir à colheita, ou durante o repouso vegetativo, geralmente no outono ou inverno, que é a mais vulgar. Por vezes cometem-se alguns erros na poda, nomeadamente na abertura da planta, por vezes exagerada, o que faz com que fiquem demasiados espaços sem ramos. A seiva tem que percorrer demasiado tronco para alimentar os frutos que se encontram nas extremidades.

    As oliveiras, são outras das árvores que necessitam de poda com regularidade, caso contrário, a produção de 3_Podasazeitona cai consideravelmente. Por vezes é necessária a utilização de podas severas, a fim de reduzir o porte destas árvores, para que a colheita se possa efetuar com a utilização de máquinas de colher a azeitona.

 

4_podas    Ao efetuarem-se as podas, em praticamente todas as árvores, deve existir o cuidado de se deixarem bem abertas, de modo a serem bem arejadas e tornar possível, que o sol penetre facilmente no seu interior. Deste modo, os frutos serão mais saborosos e mais resistentes ao aparecimento de pragas.

Este assunto, foi abordado muito superficialmente, porque é um tema muito vasto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

Loading Facebook Comments ...