Prevenir casos de burla|Freguesia de Enxames

    Melhor que remediar é prevenir! Os casos de burla são constantes e estes últimos dias parece ter havido mais uma tentativa de burla a um idoso na Freguesia de Enxames que por sorte não teve um final com lesados.
    O típico burlão apresenta-se com boa aparência e com uma conversa extremamente convincente e cativante. Muitas vezes esta situação leva as vítimas a situações de risco e perdas patrimoniais.
    Em muitos casos faz-se passar por:
          – Funcionário de alguma instituição ou órgão confiável (Segurança Social, empresa de telefone, empresa de eletricidade, bancos, CTT, médico, etc);
          – Convencem a vítima que ela ou algum familiar “conhecido” teve algum problema ou “má sorte” exigindo o pagamento em dinheiro ou entrega de artigos de ouro para benzer;
          – Fingir que o conhecem e pedir algum dinheiro para abastecer a viatura;
          – Venda de medicamentos milagrosos, etc.
    Em resumo tentam usar os mais diversos argumentos para extorquir dinheiro de qualquer forma ganhando a confiança das suas vítimas.
    Sempre que for abordado na rua ou perto da sua residência o melhor é desconfiar das verdadeiras intenções de um desconhecido e recusar-se a falar ou abandonar o local. Fique atento! Caso desconfie de comportamentos suspeitos, atividades ilegais, ofertas estranhas e fraudulentas ou for vítima de crime contacte imediatamente as autoridades.
    Os familiares e amigos devem alertar os mais idosos e ter especial cuidado com aqueles que apresentam problemas de memória ou têm doenças associadas à diminuição da sua capacidade mental.

Contactos da GNR do Fundão:

http://www.gnr.pt/MVC_GNR/UnEnderecos/Details/20050552

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

Loading Facebook Comments ...