Projeto “À procura das nossas raízes” do Jardim de Infância e Escola Básica de Enxames

Escola EB1 EnxamesSendo a escola um local de aprendizagens aberto ao mundo, queremos e devemos proporcionar aos nossos alunos uma melhor compreensão e entendimento do que os rodeia.

Na localidade de Enxames, como o Jardim-de-Infância e a Escola Básica funcionam no mesmo edifício e têm no seu conjunto onze alunos, faz todo o sentido trabalhar em cooperação.

Com esse espírito em mente, criámos este Projeto que pretende ir ao encontro do tema do departamento do Pré-Escolar (A Ler o Mundo) e à nova disciplina de Oferta Complementar que integra o currículo do 1º Ciclo (Conhecimento da Cultura Local).

Ao longo deste ano letivo iremos desenvolver diversas atividades, esperando levar os nossos alunos a compreender os ciclos da natureza e as tradições a eles ligadas, aumentando assim o amor à terra natal.

As temáticas a trabalhar são: os animais, os frutos, os legumes e o mel.

Estão previstas diversas atividades, tais como: visitas à Salsicharia da Gardunha e Sabores da Gardunha, à Casa do Mel e à Casa do Cogumelo, à Frulact e à Serra da Estrela; visita a um pomar e à quinta de um apicultor; confeção de refeições com produtos locais, de compotas, sumos, bolos e enchidos; recolha de receitas e objetos ligados ao tema; criação de uma horta no pátio da escola e respetivo acompanhamento do crescimento, desde as sementeiras até às colheitas; elaboração de maquetas, desenhos e textos; leitura de livros…

As primeiras atividades já decorreram e foi grande o entusiasmo com que todos participaram. O terreno para a horta já foi preparado, já confecionámos o almoço no Dia Mundial da Alimentação e já realizámos uma Visita de Estudo (Salsicharia da Gardunha e Sabores da Gardunha).

Ao longo do ano, continuaremos a dar notícias das atividades ligadas a este projeto.

Ana Cristina Pacheco

Maria Teresa Oliveira

1 Comment

  1. As professoras Ana Cristina e Maria Teresa que leccionam na Escola Básica e no Jardim de Infância de Enxames, são as mais recentes colaboradoras do site http://www.enxames.com.
    De certeza que todos vão gostar de ver as actividades realizadas pelos professores e alunos desta escola e desta forma será ainda transmitida a forte ligação que existe entre escola e a comunidade.
    Desde já os meus agradecimentos em nome da equipa pela vossa contribuição, Hugo Batista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

Loading Facebook Comments ...