Apicultura: Recolha e extracção de mel | Freguesia de Enxames

Cresta-Mel-2015-6    Estamos em época de cresta e já há mel na Freguesia de Enxames! 🙂 O meu segundo ano neste passatempo teve algumas surpresas. Depois de um primeiro ano excelente, era esperada uma melhor colheita este ano… 

    Atualmente tenho mais uma colmeia (3 no total), mas os valores de produção mantiveram-se devido a uma técnica “mal aplicada”. Lendo alguns artigos relacionados, vi que em muitos locais (talvez mais a sul do país) os produtores aplicavam às suas colmeias duas alças de uma só vez. Apesar de ter enxames fortes, por timing ou por algum outro motivo, as colmeias cresceram muito verticalmente e as abelhas não quiseram ocupar os espaços laterais o que se repercutiu em menos mel. Estamos sempre a aprender e como sabem as coisas nem sempre correm como estimamos, por mais bem que esteja planeado.  

    Apesar disto o balanço foi bastante positivo: aprendi bastante, optimizei a rotulagem e apresentação, conseguindo um produto final com muito boa qualidade.

   Deixo-vos um vídeo e fotos com alguns momentos, desde a cresta até ao produto pronto a ser consumido. Espero que consiga motivar mais pessoas a dedicar-se à apicultura na freguesia. Partilhem também as vossas experiências e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

Loading Facebook Comments ...