Aprender nos Enxames – Entre a Telescola e os cursos na Internet (MOOC)

140324224554-large    Tal como muitas pessoas da minha geração, o ensino preparatório passou pela Telescola dos Enxames.
    As aulas eram frente à televisão, ouvindo os apresentadores com sotaque do Porto e vendo os gráficos, cálculos e fotografias surgirem ao longo de toda a aula.
    As professoras da Telescola tiravam dúvidas, corrigiam os exercícios diários e os testes de avaliação mensais ou trimestrais.
    Na década de 90 a Telescola desapareceu de Portugal, ficando para muitos de nós as recordações daqueles tempos, bem como os conhecimentos adquiridos.
    A Internet dispensa apresentações, sendo de referir que o meu contacto inicial deu-se em meados da década de 90, quando tive de efectuar algumas pesquisas para o meu trabalho final de curso.
    Daí para cá, a evolução tem sido enorme, podendo ser consultados conteúdos com muitos megas de informação como é o caso dos vídeos do YOUTUBE, do VIMEO e do TED.

http://www.youtube.com/
http://vimeo.com/
http://www.ted.com/

    Ainda há uns anos atrás era difícil ter largura de banda suficiente nos Enxames para aceder a grande parte dos conteúdos, sendo que hoje, esse problema não se coloca e todos podemos ter acesso rápido, inclusive enquanto bebemos um café em qualquer um dos estabelecimentos da nossa terra.
    No verão de 2012, descobri por mero acaso um curso completo e grátis, relacionado com a minha actividade profissional (Programação em SAP) num blog sobre alguns temas nos quais eu trabalhava. Esse curso tinha duração de 5 semanas e conferia um diploma no final.
https://open.sap.com/courses/hana1
    Inscrevi-me e fui simultaneamente tentar perceber que fenómeno era esse:
Esses cursos grátis têm a denominação de MOOC (Massive Open Online Courses), bastando para os realizar efectuar a inscrição, indicando a conta de correio electrónico, utilizador e palavra-chave.
    A partir daí, podemos visualizar e fazer download dos vídeos e respectivos documentos associados, e por fim realizar os testes todos que são exigidos para conseguir o curso com aproveitamento. Esses testes consistem em perguntas de escolha multipla ou redação de textos.
    No final, é aguardar pelo respectivo diploma que pode levar entre 2 dias a 2 semanas, dependendo do curso e da plataforma. O diploma fica assim disponível para download, podendo depois ser impresso.
    Consegui finalizar alguns desses cursos, tendo acompanhado as aulas por vezes durante os fins-de-semana passados nos Enxames.
    No meu caso pessoal, a utilidade é enorme, permitindo-me realizar um trabalho com mais qualidade e encontrar as soluções mais adequadas aos requisitos e necessidades apresentados pelos clientes onde trabalho.
    Além de ter realizado vários cursos na minha área de trabalho (Programação Informática), deu-me um especial prazer ter concluído o seguinte curso, que é essencialmente sobre pensamento, filosofia e gestão :
https://www.coursera.org/course/businessandphilo

Existem vários sites e links que deixo para quem tiver interesse neste assunto e queira fazer algum destes cursos sobre alguma temática de interesse:
https://www.coursera.org/
https://www.edx.org/
https://open.sap.com/
https://open.hpi.de/

Este é um site onde é apresentado um curriculum completo através de cursos online:
http://www.nopaymba.com/

Existe ainda um motor de pesquisa de cursos online grátis:
https://www.mooc-list.com/
>>  Todos estes cursos referidos anteriormente pressupõem algum domínio da língua inglesa para poderem ser realizados com sucesso e para o conhecimento ser adquirido de forma útil.
>> Descobri há pouco tempo um site onde existem cursos que podem ser seguidos em português do Brasil, podendo assim ser ultrapassada a barreira linguística do inglês:
http://www.veduca.com.br/

Desejo a todos um Bom Trabalho e Fantásticas Descobertas!
Artur Moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading Facebook Comments ...