Curso de apicultura nos Enxames

SAM_1619Decorreu durante este último mês um curso de Operador Apícola organizado pela entidade formadora MeimoaCoop, Cooperativa Agrícola de Desenvolvimento Rural e Solidariedade Social na freguesia de Enxames.

Este curso contou com a colaboração da CAP (Agricultores de Portugal), POPH (Programa Operacional Potencial Humano), QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional), LAE (Liga dos Amigos dos Enxames) e ainda Junta de Freguesia de Enxames.

Depois de ter sido feita uma sondagem por várias freguesias para tentar analisar onde haveria mais interessados em participar no curso, a freguesia de Enxames foi a escolhida. Este curso realizado nas instalações da LAE, contou com a participação de 15 formandos e teve como objetivos, dar continuidade a dois cursos que já tinham sido realizados na freguesia, informar mais os apicultores e tentar cativar novos praticantes. Alguns dos formandos já participaram noutras formações, mas desta vez dizem ter gostado mais, porque existiu mais trabalho de campo onde fizeram a cresta (tirar o mel) e aplicaram tratamentos às colmeias.

Em termos de perspetivas para o futuro, nenhum dos formandos está a pensar ser um produtor profissionalmente, pelo menos de momento, mas adoraram a experiência e demonstraram grande vontade em iniciar-se na prática, nem que seja, pelo menos, na produção para consumo próprio.

Ficam aqui os agradecimentos aos apicultores da freguesia pela disponibilidade dada aos formandos para que pudessem realizar atividades de campo nos seus apiários, à MeimoaCoop, LAE, Junta de Freguesia de Enxames, aos formadores Eng. Sandra Fazendeiro, Diana Oliveira, Luísa e o Eng. Fábio Reis e por último, o especial agradecimento a duas formandas, Eva Branco e Rita Maceiras que ajudaram na elaboração deste artigo e cederam as fotos deste e de cursos anteriores.

Apiários/ Extração de mel / Montagem de ceras:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading Facebook Comments ...