A escola EB-1 de Enxames que ensinou os meus pais, a minha irmã, a mim e em geral todas as famílias da freguesia a ler e escrever, está em risco de fechar portas! Esta é a notícia mais triste desta semana e as reformas do MEC (Ministério da Educação e Ciência) e o nosso Governo, continuam a prejudicar famílias e freguesias.
No final do mês de Junho foi comunicado pelo MEC às direções escolares e autarquias, a lista com as 311 escolas do 1.º ciclo cujos alunos passariam a estar integrados em centros escolares ou outros estabelecimentos de ensino com “melhores condições”. Estão a ser feitos esforços pela Junta de Freguesia de Enxames, Câmara Municipal do Fundão, Agrupamento de Escolas e pelos pais dos alunos para tentar negociar o fecho.
A escola EB-1 dos Enxames tem condições muito boas para a prática do ensino e foi alvo de obras importantes durante estes últimos anos. Do ponto de vista financeiro e social o fecho da escola também significa perdas significativas a nível da prestação de serviços sociais prestados na freguesia de forma partilhada. A somar a tudo isto a freguesia tem uma dispersão geográfica bastante grande e seja qual for a escola de acolhimento, o transporte das crianças pode ultrapassar os 50 minutos previstos na lei.
Todos esperamos que o Governo e o MEC reconsiderem e mantenham o futuro da educação nesta bela freguesia.
Som da Rádio Cova da Beira – <<Sem escola falta tudo à freguesia>>: