Estação de tratamento de Esgotos dos Enxames custou um milhão de euros e nunca funcionou| Jornal do Fundão

    No Jornal do Fundão publicado hoje, dia 01 de Abril de 2021- Edição 3894 Pag.19, da Lúcia Reis, podemos ler:   

<<A ETAR -Estação de Tratamento de Àguas Residuais dos Enxames foi construída, em 2013, com apoios comunitários, mas continua às moscas. Isso mesmo confirmou ao JF o presidente da Junta de Freguesia, Guilhermino Nogueira, acrescentando que aquando da realização das obras foi “ouvido nem achado”. O investimento rondou na altura um milhão de euros, foi financiado pelo Feder, mas, sete anos depois continua sem funcionar, embora, segundo o presidente da Junta, alguns moradores já tenham pedido a ligação à ETAR. O caso foi levado à última sessão pública da Câmara do Fundão por Sérgio Mendes. Lembrando que o Bloco de Esquerda denunciou a situação há meses e que, segundo a Junta de Freguesia, o Município se comprometeu a efetuar as ligações, até final do ano passado, o vereador socialista quis saber qual é a situação da ETAR.

    Na resposta, o presidente da Câmara começou por lembrar o esforço de investimento realizado pelo Município nas redes de água e saneamento daquela freguesia do concelho do Fundão, explicou que “a maior responsabilidade” da ligação das casas à ETAR é dos moradores e disse que existe um acordo entre a Câmara e a Aqualia para ajudar a fazer essas ligações, investimento que rondará entre 50 e 60 mil euros.

    “A ETAR ficará ativa quando forem feitas as ligações” afirmou Paulo Fernandes, lembrando que a Câmara não pode atuar de forma “compulsiva”, obrigando as pessoas a ligar as casas à ETAR e que há quem não queira ligar habitação aquela estrutura.

    O vice-presidente, Miguel Gavinhos, acrescentou, por seu lado que alguns dos habitantes que poderão ser servidos pela ETAR não tem sequer “contrato de água” o que significa que para poderem beneficiar daquela estrutura de saneamento terão, primeiro de assinar um contrato para fornecimento de água. Acrescentou ainda que a conduta para recolha do saneamento tem ruturas, o que implicará a substituição da mesma”>>.

Outros artigos relacionados no Jornal do Fundão:

https://www.jornaldofundao.pt/fundao/bloco-diz-que-etar-com-10-anos-nos-enxames-nunca-funcionou/

Portada do Jornal do Fundão- 2021/04/01

Leave a Reply

Loading Facebook Comments ...