Estrada Nacional 2: A viagem desde a Freguesia de Enxames- Fundão

A estrada N2 (EN2) é a mais longa de Portugal e uma das mais extensas do mundo. É também a mais longa da Europa e a terceira maior do mundo depois da “Route 66” nos EUA e da “Ruta 40” na Argentina.

Percorre Portugal de Norte a Sul entre Chaves e Faro ao longo de 738 km, e é considerada uma das rotas mais míticas de sempre e uma boa forma de conhecer alguns dos recantos mais belos do país e um pouco mais da sua gastronomia.

Foi desta forma que na companhia do Marco Bento decidimos como muitos outros aventureiros que cruzamos, fazer-nos à estrada em mota para percorrer a EN2 começando a aventura desde a Freguesia de Enxames (Fundão) com destino ao Km 0. De igual forma vimos pessoas fazer a EN2 em bicicleta, carro, autocaravana e certamente passamos por alguém que a percorreria a pé e foi sem dúvida uma das melhores formas de apreciar a beleza natural deste percurso.

Tínhamos o tempo bastante limitado e conseguimos percorrer o total de 1500km em apenas 4 días, mas recomendo que se planifique o máximo de tempo que tiverem disponível.

As nossas etapas resumiram-se a:

1º Dia: Enxames-> Chaves;

2º Dia: Chaves-> Abrantes;

3º Dia: Abrantes-> Faro-> Beja;

4º Dia: Beja-> Enxames.

Existem muitos blogues com guias online e inclusivé um passaporte da EN2 para ajudar a explorar ao máximo tudo o que o trajeto tem para oferecer. Toda a viagem foi fácil de realizar, mas sugiro especial atenção na zona de Santa Comba Dão onde o percurso coincide com o atual IP3 e foi a única zona onde existiu alguma confusão.

Deixo o mapa que usamos como guia, algumas fotos e locais de referência que talvez possam ser úteis. Os desejos de umas boas curvas:

Locais de referência:

https://www.facebook.com/Rotaen2/

https://quilometroinfinito.com/rota-patrimonio-da-estrada-n2/

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading Facebook Comments ...