Gonçalo Santos lança o seu novo projeto “Cá por casa”

    Quando o Gonçalo era pequeno brincava com carrinhos como qualquer criança daquela geração. Até que um dia lhe ofereceram um piano de brincar, e desde aí, baterias, microfones, e até um pequeno acordeão, eram os únicos brinquedos que pedia aos país. Sempre que  havia festas na Freguesia de Enxames, ali estava, com uma garrafa de água na mão, com os olhos colados no palco e ninguém o tirava de lá.

    Aos 10 anos começou a estudar piano clássico, acordeão e formação musical na Academia de Música e Dança do Fundão, e iniciou o seu primeiro projeto a solo que percorreu as estradas de norte a sul durante 15 anos.Durante estes anos, encontrou no mundo das tecnologias a sua segunda paixão, e aos 18 anos procurou uma união entre estes dois mundos, a arte e a tecnologia.

    Ingressou no curso superior de Música Eletrónica e Produção musical na ESART em Castelo Branco, onde encontrou o início daquilo que procurava para a sua realização pessoal.

     “Não se tratava só de fazer música, tratava-se de perceber de onde vinha todo o som que ouvimos hoje, de como era feito e estudar para além das limitações que os instrumentos acústicos nos impõem.”

    A partir daí começou a entrar no mundo que está por detrás da produção musical. Desde programação para o universo do áudio e artes visuais, realidade aumentada entre muitos outros temas e projetos em que participou. Aos 21 anos, foi estudar para a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde obteve em 2019 o grau de mestre em Multimédia, na variante de “Sound Design” e Música Interactiva.

    “De repente deixo uma escola artística e passo a estar num mundo onde a engenharia predomina e se alia às artes para fazer coisas que nunca imaginei em pequeno fazer.”

    Participou em projetos que vão desde o desenvolvimento de algoritmos para empresas no mundo dos Media, ao mundo dos jogos digitais e até à realização de uma instalação artística de realidade aumentada. Esta instalação, foi a base da sua dissertação. A sua origem teve como base a busca pelo conhecimento, que tanto na escola como em casa começou a tornar-se num vício pessoal.

    A paixão pelo palco fez com que regressa-se ao interior, onde continua a desenvolver a sua profissão de  “sound designer” remotamente. Após o término da sua última tour a solo em 2019, iniciou a reformulação dos seus projetos musicais, entrando para a banda Reflexus.

    “Eu e a banda Reflexus já desenvolvemos trabalhos em parceria à alguns anos, e para além disso existe uma amizade enorme com os elementos da mesma. Por outro lado, também existiam projetos que gostava de fazer à algum tempo, mas o meu projeto a solo ocupava muito tempo da minha vida e tornava-se impossível de os realizar.”

O novo projecto “Cá por casa”:

    Este novo projecto, o “Cá por casa” nasce então de uma vontade de partilhar outro registo de música não só com o público, mas com os convidados, dando-lhe assim a oportunidade de realizar música tanto com pessoas que já conhecia, como com pessoas que só conhece do meio virtual.

    Num ambiente informal, rodeado de uma boa conversa, irão cantar, conversar, brincar, como muitas vezes  o fazem à porta fechada, mas desta vez partilhando com o público.

    Nesta fase de pandemia, irá efetuar um direto semanal com amigos que conheceu na estrada, na escola ou noutros projetos, e quando isto tudo acabar, está a planear um “talkshow” ao vivo com um cenário acolhedor, com jogos, desafios para casa e até plateia.

    “Não penso muito no futuro, vivo mais intensamente no presente, mas acho que será bom existir algo neste formato no interior do país, onde os recursos aos meios audiovisuais e às artes do espetáculo são limitados. Pretendo partilhar com o resto do mundo, muito do talento que está escondido na Cova da Beira, pois cada vez mais descubro pessoas com um talento incrível, tanto na música como na arte em geral que precisam de ser vistos por todos nós.”

Subscrevam os seus canais:

Facebook: https://www.facebook.com/goncalosantos.caporcasa/
Instagram: https://www.instagram.com/caporcasa_podcast
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC7ESTPtwSpWMTHPpM14kFQw

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading Facebook Comments ...