Mel da Freguesia de Enxames em Bucareste | Roménia

rise-1    Durante os dias 21 de Julho a 29 de Julho o Mel da Freguesia de Enxames visitou Bucareste, na Roménia, através do projeto Rich Identiy by Seeing Extended (http://rise.lse.org).rise-0

#Como surgiu a iniciativa

    No âmbito do projetos Erasmus+ o Grupo de Convívio e amizade nas Donas proporcionou um intercâmbio internacional à Roménia, para jovens dos 17 aos 30 anos, durante 10 dias. O projeto do Erasmus+ na Roménia denominava-se Rich Identity by Seeing Extended, participando seis países diferentes, sendo eles o Azerbaijão, a Geórgia, a Polónia, Portugal, a Roménia e a Turquia, havendo 6 participantes por cada país.

#Objetivosgcad

    O RISE tinha como objetivo formar os participantes do projeto, nas suas habilidades sociais numa perspetiva mais ampla sobre o mercado de trabalho europeu. Assim houve 3 temas principais, sendo eles o empreendedorismo, falar em público e a liderança, sendo que os 36 participantes foram divididos em 3 grupos multiculturais, tendo cada de um de preparar um artigo sobre o tema e uma apresentação.

#Experiência retirada do projeto

    Com este projeto para além de melhorarmos os nossos conhecimentos a nível dos objetivos, tivemos possibilidade de conhecer um novo País, e ter contacto com outras culturas, podendo assim retirar algumas conclusões pessoais acerca da Europa que conhecemos, e ver-mos o nosso país com outros olhos. Com isto podemos resumir a nossa experiência em 5 palavra-chave, que são a aventura, a abertura, a criatividade, a iniciativa, e o trabalho em equipa.

#Como chegou o mel da Freguesia de Enxames à Roménia

    Visto sermos 6 países diferentes, houve noites culturais em que cada país apresentava a sua cultura, literatura, música e dança, arquitetura, desporto e a gastronomia. Posto isto, nada melhor que dar a provar o excelente mel da Freguesia de Enxames.

#Feedback dos participantes

    Todos os participantes e organizadores adoraram a nossa gastronomia, incluindo o mel da nossa freguesia, sendo que pouco restou do mel na noite em que apresentámos o nosso país, e nada já havia nos últimos dias do projeto.

#Agradecimentos

     As entidades organizadoras estão de parabéns! Este tipo de iniciativas são sempre muito enriquecedoras e ajudam entre muitas outras coisas a criar laços, melhorar o conhecimento e percepção da realidade vivida noutros países, abrir novos horizontes e a preparar os jovens para o futuro mercado de trabalho. Quem sabe num futuro próximo, se juntem todos novamente no nosso  país…

    Deixo o agradecimento especial ao Tiago Monteiro e  Lara Ramos pela vontade em terem levado, entre outros, um produto da Freguesia de Enxames e contribuírem para a promoção e divulgação de toda a nossa região.  🙂 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading Facebook Comments ...