Modelo 3D com Drone na Freguesia de Enxames | Senhora do Fastio

1-mapa3D-SenhoraFastio-Enxames.com    A Produção automática de ortofotos é hoje possível, também graças a veículos aéreos não tripulados (VANTs ou UAVs) nas mais variadas áreas. Apesar de este não ser um tema nada familiar para mim, decidi aproveitar os recursos disponíveis e ver um pouco da sua potencialidade aplicada na Freguesia de Enxames.

   As técnicas de modelação tridimensionais (3D) eram até à muito pouco tempo bastante caras tanto a nível económico como a nível de processamento, mas graças a toda a evolução tecnológica a que assistimos nestes últimos anos, começa a ser uma realidade nos dias atuais.

   O uso de drones abre um conjunto enorme a novas aplicações. A possibilidade de obter ortofotos, modelos digitais de superfícies ou animações 3D permitem dar todo um conjunto de serviços em áreas tais como arquitectura, topografia, geologia, infraestruturas, desastres naturais, agricultura, videojogos, etc.

   O software (programa) “Pix4D” é bastante famoso para o tratamento e recolha deste tipo de dados através de um drone. Foi o escolhido, porque tinha integração com o drone usado na recolha de informação. Confirmei que sem uma formação prévia e de forma a aproveitar toda a potencialidade deste tipo de software, pode resultar um pouco difícil (como podem ver no vídeo) no momento de criar os primeiros projetos.

    Para o exemplo que vos apresento abaixo, as tarefas resumiram-se a instalar um programa no telemóvel, definir uma área a mapear e lá foi o drone de forma completamente automática recolher os dados necessários. Uma vez recolhida a informação foi processada num computador e posteriormente gerado o modelo 3D.

    Seguramente nos próximos tempos veremos na região, no país e por este Mundo fora muitos projetos com inicio neste tipo de prática. Espero que gostem deste pequeno modelo 3D da zona da Senhora do Fastio na Freguesia de Enxames e que vos sirva ainda de inspiração!

Relatório do Modelo 3D– *Gerado online na plataforma Pix4D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

Loading Facebook Comments ...