No meu quintal dos Enxames- Fevereiro

Quintal.Enxames2
    É de conhecimento que a maioria dos enxamenses possui um quintal. A exploração agrícola é maioritariamente de tipo familiar e tem como objectivo a manutenção e melhoria das condições de vida do agregado familiar, cujos membros asseguram as actividades.

    Este é o ponto de partida para podermos deixar o registo das tarefas habituais que se vão executando ao longo do ano nos campos da aldeia. Lançamos com isto uma nova rubrica mensal no blogue da Freguesia de Enxames. Espero que seja do vosso agrado e, como se trata de um espaço aberto, que colaborem com fotos, sugestões, etc.

<<Janeiro geoso e Fevereiro chuvoso fazem o ano formoso.>>

    Fevereiro é o mês para semear alface (a transplantar em Março/Abril), couves, nabos, nabiça, pimento, alho-porro, cebolo, repolho e tomate.  Colhem-se os grelos, couve-flor e bróculos. Deve-se podar no Minguante, menos damasqueiros e morangueiros (instalando os novos até 15). Fora do quintal e no local apropriado, também é o momento de plantar árvores e semear pinheiro-bravo, no Crescente.

Na Horta:

    Semear abóbora, alho-francês, beterraba, cebola, cenoura, coentro, couves flor (serôdia, grelo e nabo), espargos, ervilha, espinafre, fava, feijão, melancia, nabiça, pimento, rabanete, repolho, salsa, segurelha, tomate. Colher nos abrigos cenouras e couves de Bruxelas.

No Jardim:

    Semear flores anuais, ervilhas-de-cheiro, gipsófilas, manjericos, etc. Colher amores-perfeitos, violetas, etc.

 

3 Comments

  1. Solicito o favor de me informar quais os melhores meses para se fazer a poda nas árvores de fruto. No caso de damasqueiros, ameixas, quais os melhores meses para se fazer a poda. Muito obrigado.
    António Cadinha

    1. António, a melhor época para fazer as podas nas ameixoeiras e nos damasqueiros é a partir de novembro até fins de janeiro, porque a partir dessa data, essas árvores começam a florir, e não é conveniente fazer as podas em plena floração. Informo ainda que estas árvores tem a sua floração, muito cedo. As restantes árvores de fruto como florescem mais tarde, a época estendem-se até março. Espero ter ajudado. Caso necessite de mais algum esclarecimento contacte-nos novamente. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading Facebook Comments ...