O enxame, enxameou na Freguesia de Enxames

Que grande “carga de trabalhos”: O enxame, enxameou na Freguesia de Enxames. 😉

A propagação e reprodução de uma colmeia é designada de enxameação e ocorre habitualmente durante a primavera ou no início do verão (abril- junho). Em resumo, a rainha acompanhada de um número grande de operárias deixam a colmeia em busca de um novo ninho e um novo espaço a ocupar.

Esta semana aconteceu numa das minhas colmeias e a rainha acompanhada das suas fiéis abelhas foram descansar num ramo de uma oliveira mesmo ao lado da colmeia. Por sorte o Sr. Herminio e o Sr. Manuel deram conta do sucedido e uma “rápida” intervenção evitou que estas acabassem por encontrar casa num outro local e “desabelhassem” de ali para fora.

Para as capturar para o seu novo lar foi usada uma colmeia nova com alguns quadros de cera puxada, aplicado um capta enxames e foram colocadas (varridas com cuidado) dentro do novo lar. Entretanto na colmeia “abandonada” existem abelhas suficientes e algumas células rainha, das quais se espera que nasça e prevaleça uma nova rainha. 

A enxameação é um processo natural que garante a sobrevivência e futuro da espécie mas que isto aconteça de forma descontrolada traz problemas para o apicultor: a população da colmeia fica reduzida (50% ou mais) e deve ser algo a evitar já que consequentemente se perderá a produção de mel.

Fatores que levam uma colónia a enxamear:

1. Rainhas demasiado velhas;
2. Excesso de população para o espaço disponível;
3. Muito calor e ventilação deficiente;
4. Ninho bloqueado/ceras velhas;
5. Propensão genética;
6. Captura sistemática de enxames;
7. Fatores ambientais;
8. Sanidade da colmeia.

Algumas medidas para tentar evitar esta situação:

  1. Cortar uma asa à rainha para esta não poder voar (técnica antiga mas que infelizmente ainda se aplica nos nossos dias);
  2. Reorganizar a colmeia e dividir o enxame d(desdobramento);
  3. Ter uma rainha próspera e jovem (até 2 anos) na nossa colmeia irá evitar muitos problemas: Uma rainha velha muita vezes não consegue comunicar com todas as abelhas dentro da colmeia e perante esta incapacidade de controlar e motivar, escapa com algumas abelas para criar uma nova comunidade.
  4. Arejamento da colmeia (remover por exemplo a tampa do buraco da prancheta nos dias de mais calor);
  5. Destruição dos alvéolos reais antes que a enxameação aconteça (exige um controlo semanal e requer muito tempo).

 

Referências:

http://montedomel.blogspot.com/2009/04/controlo-de-enxameacao.html

https://wikifarmer.com/pt-br/enxameacao-das-abelhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

Loading Facebook Comments ...