Tosquia das ovelhas

    Com o calor que já se sente e com a chegada do bom tempo, chegou também o momento de se tosquiar as ovelhas. Na freguesia dos Enxames existem alguns produtores de ovinos e ao longo destas últimas semanas foram retiradas as “camisolas” de lã às ovelhas para que estas tenham a vestimenta adequada à época.

   O processo que é efetuado uma vez por ano é necessário, indolor e sobretudo um alívio para os animais devido às altas temperaturas que temos no país. A lã volta a crescer rapidamente e quando chegar o frio as ovelhas já têm uma nova pelagem que as protegerá.

    A lã que resulta da tosquia é posteriormente vendida e tratada para ser utilizada na indústria têxtil, para fazer camisolas, meias, gorros e muitas mais peças de vestuário.

   Ainda é usual que se faça tosquia amarrada, mas aqui fica um vídeo e algumas fotos cedidas pela empresa Serra&Salvado Lda, onde se aplica um método (tally-hi) onde não se amarram os animais, sendo um processo mais ágil, rápido e que não provoca tanto stress aos animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Loading Facebook Comments ...